"Tina" e suas histórias


A escritora e  membro do Centro de Poesia e Arte de Campinas, Ernestina Tamaso Malfati descobriu o prazer pela literatura já na maturidade e colhe os
frutos do trabalho ao qual se dedicou ao concretizar suas obras: “Anency e a Indiazinha Ceni”, “O trem que soltava fogo” e “Manel, o peixinho encantado”. Graduada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela PUC Campinas, na juventude atuou como professora do ensino infantil, quando era carinhosamente chamada pelos alunos por “Tina”, época que vive latente em sua memória. Além de professora, a autora que também é mãe e avó,  utiliza suas vivências  para desenvolver personagens e temas que divertem e ensinam. Para aprimorar seu trabalho, Ernestina cursou "Como Escrever um Livro Infantil" pela Editora Rosa Rosé e contou com orientação e edição de suas obras. Conheça mais sobre suas histórias e inspirações:

O amor por aprender e ensinar
“Nasci em Espírito Santo do Pinhal. Em Pinhal cresci, estudei, completei meu curso de magistério. Durante este período, além do privilégio de ser filha de pais que buscavam o melhor para mim, tive professores maravilhosos, competentes. Seja qual fosse a matéria, numa metodologia ainda tradicional, levavam o educando a viajar pelo mundo através de livros, mapas, fotografias, usando também o giz e o quadro negro. Em aulas expositivas suas palavras mostravam conhecimento, cultura, beleza, poesia e também seriedade, desenvolvendo nos educandos valores como respeito, responsabilidade, compromisso, entre outros, sempre apoiados pelos nossos pais”.

Motivos para criar livros destinados aos pequenos leitores
“É muito importante a leitura para a formação da personalidade do pequeno educando, permitindo-lhe conhecer melhor o mundo que o rodeia, desenvolvendo as suas capacidades de emoção, admiração, compreensão do ser humano, entendimento das suas dificuldades e do outro. Descobri que escrever para eles, seria uma forma de reviver uma prazerosa convivência da qual me distanciei mas que me fez muito feliz".

Inspirações para os temas dos livros
"Os temas escolhidos foram inspirados em vivências que marcaram a minha infância, uma das quais relato no “O Trem que soltava fogo”. O interesse que sempre me despertaram os hábitos e costumes de culturas diferentes levou-me a escrever um pouco sobre a cultura indígena em “Anency e a indiazinha Ceni”. Nesta obra, fundamentei-me ligeiramente na literatura realista infantil que me permitiu abordar com a criança realidades mais difíceis da vida, embora comuns. Sabemos que o universo da criança é cheio de magia e imaginação. Dessa forma, agregando entretenimento e instrução, beleza nas palavras e imagens, suponho ter abordado o tema com profunda leveza.
Não poderia deixar de lado os queridos animais cujo relacionamento é tão benéfico ao ser humano, especialmente aos pequenos. Por isso criei “O peixinho encantado”; acredito que lendo esta estorinha, onde os peixinhos têm curiosas habilidades, a criança dará asas à sua imaginação, inspirando-as a criar suas próprias estorinhas....
Com a mediação de pais e professores, espero que estes livros representem um recurso que, unidos, os ajudem significativamente entreter e instruir seus filhos e educandos".


Os livros da Tina:


Esta é a história de uma indiazinha chamada Ceni que morava no sítio de Anency, sua avó, uma índia da tribo tupi-guarani.
O relacionamento da avó com a neta se desenvolve no calor do aconchego! Pelos ensinamentos de Anency a indiazinha conhece hábitos, costumes e lendas da cultura indígena. Ceni conserva muitas lembranças da avó. Depois de adulta, fatos e eventos a fazem descobrir como era sábia aquela que a criou.

Autora: Ernestina Tamaso Malfati, Tina
Ilustração: Ana Paula Melo e Juliana Maringonni





Manel é um peixinho natural do rio Nilo que com o impulso do vento foi parar em águas diferentes. Lá, fez amizades e todos tiveram que se adaptar para viver e conviver. Uma nova realidade se apresentou ao Manel, mas ele tirou de letra, vencendo as dificuldades com uma habilidade pra lá de diferente!

Autora: Ernestina Tamaso Malfati, Tina
Ilustração: Ana Paula Melo e Juliana Maringonni








Um grupo de amigos tem o desafio de fazer uma pesquisa sobre a história do transporte sobre trilhos. Para isto, contam com a ajuda de familiares, colegas, visitantes estrangeiros e passeios culturais. Viaje com eles pela história do transporte, partindo da Maria Fumaça até o mais moderno veículo urbano – o trem de levitação magnética, o MagLev.

Autora: Ernestina Tamaso Malfati, Tina

Ilustração: Ana Paula Melo e Juliana Maringonni








Pedidos de livros e contato com a autora: tamasomalfatti@gmail.com