Quem nunca sonhou em escrever um livro? Esta magia que existe em ter uma obra publicada é o que encoraja muitos a iniciarem as primeiras páginas. Porém a grande maioria desiste logo no início e o fator de maior impacto para esse abandono é não acreditar que dará certo.
Afinal, o que é dar certo? Ser lido? Vender? Publicar? Divulgar? Não! O primeiro passo para dar certo é escrever.
Para isso, permita-se ser criativo. Parece besteira, mas é difícil se permitir, ainda mais quando o assunto é escrita, sendo que desde as primeiras palavras temos que lidar com as frustrações da caneta vermelha da professora, das normas, das regras, das caixas que nos obrigaram a entrar. Criar é dar forma a algo novo. É usar a intuição, a criatividade e a inteligência. Sendo necessário fazer emergir tantas potencialidades, imagine ao mesmo tempo ainda ter que lutar contra tantos bloqueios?
Sim, escrever um livro não é fácil. Mas é uma grande realização. E como tudo que é gratificante, é preciso trabalho. Listei aqui algumas dicas para não desistir até a tarde de autógrafos:
1 - use uma agenda - veja qual o melhor lugar e horário para escrever de acordo com suas preferências e possibilidades e agende. Leve a sério e não encontre desculpas ao longo do caminho para pular datas e horários estabelecidos. Escrever seu livro é um compromisso consigo mesmo.
2 - tente organizar suas ideias sempre - sair escrevendo a torto e direito é bom! Mas fazer desse jeito todo o livro, o tempo todo, não vai te levar a lugar algum - ou a obra vai ficar sem pé nem cabeça ou você vai desistir dela por se sentir totalmente perdido.
3 - tenha um leitor crítico - conforme finalizar os capítulos, mostre para alguém com algum senso crítico literário (ou seja, alguém que goste de ler) e que tenha coragem de dar uma sincera opinião. Mostrar para amigos e familiares não vale!
4 - não desista mesmo que queira - com certeza vai chegar esse momento. Certeza. Faz parte do processo! Não largue a caneta, o lápis, o teclado - pelo menos por muito tempo. Vá arejar a cabeça, dê uma volta, assista um filme. Mas volte. Foi só uma recaída. Está tudo bem! Você vai conseguir!
E aí? Que tal começar agora? 😊